A escultura românica está inicialmente representada na arte paleocristã e na arte dos povos bárbaros.
Nascida do primórdio greco-romano, a escultura paleocristã valorizava a temática e a expressividade cristã e o seu simbólico, explorava uma linguagem clara e simples. O relevo era usado no detrimento da estatutária, havendo uma notória regressão na técnica.
A influência barbara advém da arte móvel, onde os povos germânicos foram especialistas. Esta escultura praticava técnicas animais e vegetais, num talhe esquemático à abstracção, utilizaram vários suportes como o metal e o pergaminho.
A contribuição bizantina estava confinada à ornamentação arquitectónica e à arte móvel, efectuada sobre o marfim ou metal.
A ourivesaria carolíngia e os marfins da arte otoniana estavam também presentes.
A escultura românica nasce destas influências estando fortemente associada à arquitectura.
O relevo sempre ligado à pintura e ambos submetidos à arquitectura, ilustravam mensagens narrativo-pedaógicas .
O relevo, colocado no marfim ou metal assume um estílo próprio:
A figura humana era pouco modelada, vista sempre de frente, com pouco realismo anatómico, verticalidade, posição e gestos formais e vestes pregueadas mas com pouca plasticidade. Raramente eram apresentada nua.
A composição seguia regras de decoração geométrica: as personagens eram colocadas em simetria ou alinhamenteo rítmico feito pela isocefalia, e as cenas eram tratadas em poucos planos, sem perspectiva, sobre cenários espaciais mal definidos.
Os temas eram essencialmente religiosos, retratando histórias sagradas e cenas dos ofícios; estas adequirem tipologias próprias.
O relevo sempre ligado à pintura e ambos submetidos à arquitectura, ilustravam mensagens narrativo-pedaógicas .
O relevo, colocado no marfim ou metal assume um estílo próprio:
A figura humana era pouco modelada, vista sempre de frente, com pouco realismo anatómico, verticalidade, posição e gestos formais e vestes pregueadas mas com pouca plasticidade. Raramente eram apresentada nua.
A composição seguia regras de decoração geométrica: as personagens eram colocadas em simetria ou alinhamenteo rítmico feito pela isocefalia, e as cenas eram tratadas em poucos planos, sem perspectiva, sobre cenários espaciais mal definidos.
Os temas eram essencialmente religiosos, retratando histórias sagradas e cenas dos ofícios; estas adequirem tipologias próprias.
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